segunda-feira, 16 de julho de 2007

História de Xanxerê.


Xanxerê era habitada por índios guaranis e kaingangs até o início do Século XX, quando alguns fazendeiros estabeleceram-se na região, iniciando o ciclo da madeira e a criação de gado. Tempos depois, o deslocamento de imigrantes do Rio Grande do Sul trouxe descendentes de italianos e de alemães para a cidade, que pertenceu a uma área disputada por Brasil e Argentina.
Mais informações nos sites:

História de Faxinal dos Guedes.


Os primeiros colonizadores chegaram na década de 1940. Eram descendentes de italianos, oriundos do Rio Grande do Sul. O campo de pastagem entremeado de arvoredo esguio, que constitui um faxinal, deu origem ao nome da cidade, que deve o “Guedes” aos irmãos Antônio José e Estevão Guedes, proprietários de terras no lugar.
Mais Informações nos sites:
ou
http://www.faxinal.sc.gov.br/

História de Vargeão.


A cidade de Vargeão foi colonizada por volta de 1938, através da Colonizadora Cruzeiro, quando chegaram os primeiros imigrantes descendentes de italianos, oriundos do Rio Grande do Sul. O município foi criado em 16 de março de 1964 e sua instalação definitiva ocorreu em 21 de abril do mesmo ano. Mas a história que os habitantes mais gostam de contar é sobre a origem da cratera aberta por um meteoro na localidade: há milhões de anos, uma brilhante bola de fogo rasgou o céu e avançou rapidamente sobre a Terra, caindo na área de Vargeão. Com o choque, milhares de toneladas de rochas foram derretidas e pulverizadas, transformando-se em arenito. A formação, denominada pelos geólogos de “Domo de Vargeão”, é constituída por uma depressão topográfica de cerca de 150m, sendo a parte central da estrutura um depósito de arenito, utilizado na construção civil. No entanto, estudos recentes comprovam sua utilidade em tratamentos estéticos, terapêuticos e medicinais.
Mais informações nos sites:
ou

História de Itapiranga.


Itapiranga nasceu da idéia dos dirigentes da Sociedade União Popular, do Rio Grande do Sul, de criar um núcleo de colonização para germânicos católicos na década de 1920. Depois de percorrer 150km em embarcações rústicas, navegando pelos rios da Várzea e Uruguai, os desbravadores, chefiados pelo missionário padre Max Von Lassberg, chegaram a Porto Novo, que em 10 de abril de 1926 se transformaria em Itapiranga – “pedra vermelha” em tupi-guarani.

Mais informações nos sites:


ou

História de Palmitos.


A colonização de Palmitos iniciou-se em 1926, com a chegada dos primeiros colonizadores descendentes de alemães e italianos, vindos do Rio Grande do Sul. Desmembrada de Chapecó em 1953, a instalação oficial do novo município ocorreu em março do ano seguinte.

Mais informações nos sites:
http://www.sc.gov.br/portalturismo/Default.asp?CodMunicipio=82&Pag=1
ou
http://www.palmitos.sc.gov.br/home/?